Fidel Castro homenageia Che Guevara
Havana (AE-AP) - O convalescente presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro, homenageou ontem o líder guerrilheiro Ernesto Che Guevara em um artigo para marcar os 40 anos da morte do médico argentino convertido em revolucionário.
"Faço uma pausa na luta diária para inclinar o semblante, com respeito e gratidão, ante o excepcional combatente morto há 40 anos", escreveu Fidel em seu mais recente artigo, publicado na edição de ontem'do jornal Granma. Fidel agradece "pelo que tentou fazer e não pôde em seu país de nascimento, pois foi como uma flor arrancada prematuramente do caule". Guevara nasceu em 14 de junho de 1928 na cidade argentina de Rosario. Ele foi executado na Bolívia em 9 de outubro de 1967, depois de ser capturado por soldados bolivianos apoiados por agentes americanos. Os restos mortais de Che foram exumados e levados a Cuba em 1997. Atualmente repousam em um monumento em Santa Clara, 270 quilômetros ao leste de Havana. No local, ontem o presidente provisório de Cuba, Raúl Castro, participou do ato central em homenagem a Che. Ernesto, o filho mais novo de Che Guevara, passou diante do túmulo de seu pai, no memorial da cidade de Santa Clara, montado numa Harley- Davidson, em uma singular homenagem que ele e seus colegas motociclistas cubanos prestaram ao guerrilheiro nos 40 anos de sua morte. Ernesto guardou um minuto de silêncio à saída do monumento, para depois prestar um ensurdecedor tributo: acelerou à toda velocidade sua moto vinho modelo 45, de 1937. "Estou aqui como um 'harlista' a mais", declarou Ernesto, que vestia uma camiseta e jeans azuis e era apenas um bebê quando o pai partiu para a Bolívia, em novembro de 1965.
(Artigo publicado no jornal O Estado do Paraná, do dia 09 de outubro de 2007, pág. 11, em homenagem ao guerrilheiro Ernesto Che Guevara)
0 comentários:
Postar um comentário