Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Diretores não querem dar explicações ao povo

Diante do gravíssimo caso de perseguição explícita ao sindicalista Luiz Carlos,o mínimo que poderíam fazer é ir ao programa "Guaçu Notícias" e apresentar sua versão dos fatos.
Convite,e oportunidade,é o que não falta.


¨¨¨

Propostas do SINTRAEP para reestruturar a EMDUR



SINTRAEP quer reestruturação da EMDUR

Visando reestruturar a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR),o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo (SINTRAEP) protocolou ao prefeito José Carlos Schiavinato sugestões que visam modernizar a empresa ao mesmo tempo em que valoriza seu quadro efetivo.
O documento foi protocolado com o número 13982/2010 no dia 05 de maio.
"A empresa amarga um atraso histórico de duas décadas e meia,até hoje não conta com plano de saúde,plano de cargos e salários e nem com um departamento de Recursos Humanos profissionalizado.
Nossas sugestões vão de encontro às modernas técnicas administrativas,já que até mesmo prevê economia aos cofres da empresa ao sugerir a extinção de três cargos da diretoria." - Frisa Luiz Carlos dos Santos,presidente do SINTRAEP.

O documento é dividido em seis pontos,sendo eles: 

1.      Alterações na estrutura administrativa

Uma empresa 100% pública, com cerca de 200 funcionários, não tem necessidade de ter uma diretoria composta por cinco cargos comissionados nível CC1, entendemos que a empresa pode perfeitamente ser administrada por dois dirigentes, para tanto sugerimos:

a)            Extinção dos cargos de diretor jurídico, técnico e financeiro.

Justificativa: A empresa conta com competente profissional da área contábil, que pode perfeitamente ser responsável pela parte financeira (extinção da diretoria financeira).
O advogado da empresa será contratado via concurso (extinção do cargo de diretor jurídico).
E o profissional responsável pela parte técnica, engenheiro, deve ser servidor de carreira, lembrando que a empresa conta com dois engenheiros (extinção do diretor técnico).

b)            Alteração nas nomenclaturas.

Para que a empresa venha a ser administrada por somente dois cargos CC1 sugerimos que as nomenclaturas sejam alteradas, passando a EMDUR a ser administrada por presidente e vice, indicados pelo prefeito.

          c)       Criação do conselho deliberativo.

Para evitar que o controle administrativo da empresa seja exercido por apenas dois dirigentes, apontamos a necessidade da criação de um conselho deliberativo, exercido voluntariamente (sem salário) por profissionais de carreira da EMDUR, sendo dois indicados pela empresa e um indicado pelo sindicato.


2.      Criação de Plano de Cargos e Salários.

A empresa, fundada em 1985, NUNCA contou com plano de cargos e salários.
Devido a tal falha os trabalhadores da empresa amargam atrasos históricos em termos de avanços na carreira.
A adoção de um plano sério, discutido com o sindicato, é fundamental para a correção de distorções.

3.      Transparência nos atos administrativos.

A EMDUR é 100% pública, logo pertence ao povo, portanto é inadmissível que seus atos sejam herméticos.
Apontamos a urgente necessidade de todos os atos administrativos da empresa serem transparentes à comunidade, com divulgação em tempo real na internet (via site) e publicação no diário oficial do município.


4.      Entrada dos trabalhadores no plano de assistência à saúde administrada pelo município.

É vital que a Lei que criou a CAST seja alterada, possibilitando que os funcionários da EMDUR sejam beneficiados.
A empresa jamais ofereceu qualquer assistência à saúde de seus funcionários, sendo que a CAST poderia ter suprido tal lacuna, entretanto a empresa pública foi “esquecida” quando da promulgação da Lei que criou o sistema de assistência à saúde dos servidores públicos municipais de Toledo.

5.      Política de recomposição do poder de compra dos salários

Um sinal importante foi dado com o ganho real de 6%,entretanto é necessário que tal política de recomposição salarial seja permanente, aumentando assim o poder de compra dos salários pagos na empresa.

6. Departamento de Recursos Humanos profissionalizado

Consideramos um absurdo o Recursos Humanos da empresa ser comandado por uma recepcionista em desvio de função.
Entendemos que a empresa necessita criar um departamento de recursos humanos profissionalizado,afinal a empresa vêm crescendo em número de funcionários e não é mais admitido que o RH seja administrado por profissional sem qualificação na área.
Nossa sugestão é que seja criado o emprego público de diretor de recursos humanos,ou similar,e que o mesmo seja contratado via concurso público.
Não podemos mais admitir amadorismo na empresa pública,ainda mais por seu capital ser 100% público,logo pertencente ao povo.
 
Apresentamos, em síntese, portanto os seis pontos essenciais para uma reestruturação ampla de uma empresa com 25 anos de excelentes serviços prestados à coletividade,mas que com o passar dos anos não se modernizou,acumulando inclusive uma enorme dívida social para com seus trabalhadores.
Contamos com o acolhimento por parte da administração municipal de nossas idéias, ressaltando que nossa intenção sempre se pauta na valorização profissional do quadro efetivo da empresa.



¨¨¨¨¨¨
Fachada da empresa pública EMDUR

¨¨¨¨