Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Manifesto em favor das conquistas históricas


 Durante a Assembléia realizada sábado (25) os trabalhadores assinaram um manifesto em favor de duas conquistas históricas da categoria:

1) Quinquênio
2) Gratificação por qualificação profissional

O manifesto foi um reforço ao já decidido pelo coletivo,foi mais uma forma de mostrar que os trabalhadores sabem somar e que na soma o coletivo acabaria perdendo ao trocar 5% a cada cinco anos por 0,5% ao ano.
Também perderia ao trocar 3,5% (contido no atual acordo coletivo) por 1% (contido no projeto do Plano de Cargos).
Os trabalhadores não são bobos,sabem que se perderem hoje,jamais irão recuperar.

Confira o conteúdo:

Sobre a Ata nº 104

A Ata nº 104 registrou o evento ocorrido no sábado (22).
Cópia dela (digitada) já foi devidamente protocolada na EMDUR,para que os diretores tomem conhecimento das decisões tomada na Assembléia dos trabalhadores.
O ponto forte do registrado em suas linhas foi a rejeição de duas propostas que representariam,se aceitas,um retrocesso histórico na empresa pública.

Que saber o conteúdo?

Assembléia dos trabalhadores rejeita propostas da EMDUR

Os trabalhadores da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) reuniram-se no sábado (25),na sede social do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo (SINTRAEP),para deliberações a respeito do acordo coletivo 2011/2012 e do projeto que pretende instituir o Plano de Cargos e Salários.
Na ocasição duas propostas apresentadas pela direção da empresa foram rejeitadas:
1. Extinção do quinquênio (5% a cada cinco anos trabalhados)
2. Curso de 180 horas com adicional de 1%
Ambas foram rejeitadas por unanimidade.
O presidente da entidade que representa os trabalhadores coletou assinaturas em apoio da manutenção do quinquênio e da cláusula constante no acordo coletivo que garante adicionais em caso de conclusão de cursos de qualificação profissional.
Pelo atual acordo quem realiza curso de 60 horas recebe adicional de 1,25%. A EMDUR pretendia que os cursos de 180 horas recebessem adicional de 1%,proposta considerada absurda por 100% dos presentes.
"Os trabalhadores teríam que realizar cursos com carga horária TRÊS vezes maior para receber apenas 1%. Pessoalmente entendi a proposta como uma indecência,por isso trabalhei por sua rejeição." - Destaca o presidente do SINTRAEP,Luiz Carlos dos Santos.
O coletivo não entendeu como vantagem aceitar 1% por 180 horas,sendo que pelo atual acordo coletivo as mesmas 180 horas recebem um adicional de 3,5%.
Quanto ao projeto do Plano de Cargos e Salários,os trabalhadores entendem ser um passo inicial,ainda que venha de forma tímida,sem oferecer os avanços esperados pela categoria.
"Entendemos que o Plano de Cargos é uma necessidade,tanto que somos autores da reivindicação de sua criação,mas não aceitaremos que na sua implantação conquistas de anos sejam reduzidas,limitadas ou extintas. Os direitos devem ser consolidados e melhorados na medida do possível.
Extinção de benefícios não receberá nenhum respaldo de nossa gestão sindical." - Frisa Luiz Carlos.
A empresa recebeu cópia da Ata nº 104,que registrou o evento,e original do Manifesto em favor dos direitos.
A Comissão de Negociação do SINTRAEP fica agora no aguardo de uma resposta positiva da EMDUR para assinatura do acordo coletivo 2011/2012.
¨
Presidente contra perda de direitos

O presidente do Sintraep posicionou-se,desde o início,contrário a qualquer extinção de benefícios históricos.

Tanto que na Assembléia coletou assinaturas para um manifesto de sua autoria em favor da manutenção do conquistado.
Abaixo,seguem dois vídeos com seus posicionamentos.
Trata-se de uma prestação de contas sobre o evento ocorrido sábado.
¨
¨

¨