Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SINTRAEP quer acordo 2010/2011 com avanços

*

Acordo Coletivo versus atraso de 1/4 de século

Com a proximidade de início nas negociações,a partir da entrega do documento  contendo reivindicações,inicia-se também mais uma oportunidade da administração pública municipal de Toledo,Paraná,conceder aos trabalhadores da EMDUR avanços reais e que quitem parte da dívida social de 1/4 de século.
Óbvio que 100% da dívida não será paga no acordo 2010/2011.
Temos plena consciência de que a recuperação social da empresa é algo para o médio e longo prazos,especialmente pelo fato de a empresa não contar ainda com um Plano de Cargos e Salários.
Entretanto,é perfeitamente viável que seja concedido aos trabalhadores sinais palpáveis,não meras palavras,de que a administração se preocupa com o lado social,não apenas com obras e mais obras.
O acatamento de boa parte do documento reivindicatório,que será publicado em breve na íntegra,trará novo fôlego aos trabalhadores,que se encontram atualmente descrentes em promessas.
É de conhecimento público que a EMDUR foi criada se pensando em mão de obra barata e menos burocrática,porém o barato tem saído extremamente caro para os verdadeiros responsáveis pela execução das inúmeras obras : os trabalhadores.
E mais: a empresa foi concebida em 1985,eram outros conceitos.
Estamos em 2010,não se pode querer manter a mão de obra barata a custo das vidas envolvidas.
A evolução deve ocorrer,ocorreu com vários segmentos da iniciativa privada,ocorreu com os servidores estaduais e federais,ocorreu com os servidores públicos municipais estatutários e certamente ocorrerá com os celetistas da EMDUR.
É tudo questão de tempo.
A palavra-chave,seja na EMDUR,seja em empresas privadas,é: RESPONSABILIDADE SOCIAL.
E na EMDUR essa responsabilidade social tem nome e sobrenome: TRABALHADORES!



Luiz Carlos dos Santos
sintraep@hotmail.com


*