16 anos de lutas do Sindicato
*por Luiz Carlos dos Santos
Exatos dezesseis anos atrás nascia,era fundado,o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo.
A Assembléia de fundação ocorreu no dia 17 de agosto de 1993.
O "Extrato de constituição de sindicato" foi publicado na página 39 do Diário Oficial do Paraná,edição do dia 27 de agosto de 1993.
Já a concessão do registro foi publicada em 14 de janeiro de 1994,no Diário Oficial da União,seção I,pág 742.
Nascia assim,portanto,o sindicato que legitimante tem a função de defender os interesses individuais e coletivos dos trabalhadores em empresas públicas municipais de Toledo.
Hoje a representação do sindicato se resume à Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR),por ser a única empresa pública municipal existente na cidade.
Muitas foram as lutas ao longo desses dezesseis anos de existência do sindicato,assim como muitas foram as falhas de seus dirigentes,sendo que em parte a culpa é da precária estrutura oferecida à realização dos trabalhos.
Em outros casos,que não convém citar,ocorreram omissões.
Entretanto,todos deram sua parcela de contribuição,sendo que os erros nos trazem um pesado fardo até os dias atuais.
Os trabalhadores da empresa sofrem de constantes carências,seja de salários baixos,seja de falta de condições de trabalho ou da ausência de possibilidade de evolução na carreira.
Isso sem contar a imperdoável ausência de inclusão dos trabalhadores como segurados da CAST,uma falha grave que acompanha os trabalhadores.
Correções na Lei 1727/92 ,que regulamenta a assistência à saúde aos servidores públicos municipais,foram sugeridas recentemente pelo sindicato.
Entretanto,apesar de todas as limitações impostas,os trabalhadores continuam contribuindo para o desenvolvimento tanto da cidade quanto do interior,realizando com dedicação as funções a eles atribuídas.
Hoje,17 de agosto de 2009,é motivo de reflexão por parte da direção do sindicato.
OS erros do passado não devem ser esquecidos,pois assim não aprenderiamos nada com eles,devemos usar as lições produzidas por eles para a correção de rumos que levarão aos avanços do futuro.
E nessa jornada a colaboração dos poderes constituídos é fundamental,seja do Legislativo,do Executivo ou do Judiciário.
A empresa pública EMDUR pode,e deve,se tornar um modelo a ser seguido,mas pra que isso se transforme em realidade é necessária urgente atenção por parte da administração pública,é necessário que o prefeito,por ser o representante maior da administração,volte seus olhos para as melhorias inadiáveis que a EMDUR precisa,especialmente seus trabalhadores.
Não pedimos que 100% seja realizado num "passe de mágica",mas sinais claros precisam ser dados no sentido de visualizarmos que a administração pública municipal deseja fortalecer a empresa e,consequentemente,seus trabalhadores.
Enfim,creio já ter me estendido demais no texto,desejo que os próximos 16 anos tragam avanços EXTRAORDINÁRIOS aos trabalhadores da EMDUR.
Parabéns à todos os trabalhadores.
0 comentários:
Postar um comentário