Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Versão do presidente da UTES ( Parte I )

Durante o programa "Guaçu Notícias" de hoje,o presidente da União Toledana de Estudantes (UTES) concedeu entrevista ao jornalista Batista Franco.
Ele esteve acompanhado de seu advogado e trouxe sua versão para as polêmicas denúncias que surgiram nos últimos dias.
Abaixo postamos a primeira parte da entrevista.


 

Entidade estudantil envolvida em novo escândalo



 Utes vive descaso completo. O que fazer?


Há muito tempo a União Toledana dos Estudantes (Utes) deixou de ser usada para seu verdadeiro fim. Após escândalos, denúncias, acusações de vários lados, a entidade enfim parecia ter reencontrado o caminho da decência. A constante troca no comando da entidade nos últimos anos havia devolvido a esperança junto à comunidade estudantil. Mas o uso dos tempos verbais no passado demonstra a necessidade de uma urgente intervenção na entidade para se descobrir a fundo o que realmente acontece nas entranhas dessa complexa unidade.
A reportagem do JORNAL DO OESTE teve acesso a uma gravação e a um vídeo de 2min30 de duração que colocam em xeque o trabalho do atual presidente, Yago de Pontes Maciel.
No vídeo é possível perceber que a sede da União Toledana dos Estudantes não tem sido usada apenas para o que deveria ser o ponto de encontro dos estudantes. Roupas sujas espalhadas pelo chão, calçados de todos os tipos e em todos os cantos, restos de comida, artigos de uso pessoal e até uma cama ‘enfeitam’ o local.
Um colchão rasgado e uma cômoda bagunçada dão o toque final a esse cenário dantesco para qualquer residência, mas que ganha contornos ainda mais inverossímeis em se tratando de uma entidade criada para defender os interesses de uma parcela importante da sociedade.
No vídeo ainda é possível identificar roupas de cama e utensílios de cozinha espalhados num dos cômodos que deveria ser utilizado para a prestação de serviços dos estudantes. Uma camiseta com os dizeres “Presidente Lutando por Novos Ideais 2009-2010” e até a carteira de identidade do presidente são encontradas no local, misturadas a documentos da entidade, provando ser hoje quase impossível distinguir o que é privado e público.
Na gravação, interpelado sobre o que estaria acontecendo na entidade, Yago diz apenas se tratar de uma reforma. Segundo ele afirma no áudio, o local hoje servindo como abrigo ao presidente deverá ser transformado numa sala de reuniões.
 .
INTERESSE PRÓPRIO - Há, no entanto, um detalhe mais preocupante dessa história: Yago afirma que as tintas e os materiais para instalação elétrica foram comprados em nome da mãe do presidente, porém, a conta será enviada à Utes.
Há quem o interpela, Yago faz um alerta: de que será necessário fazer um acordo caso ele seja afastado do cargo. O presidente insinua que a entidade não tem condições de adquirir nenhum produto por estar “com o nome sujo”, daí a compra em nome de sua mãe.
.
MAIS PROBLEMAS - Outra acusação que pesa contra Yago, feita por algumas pessoas a Batista Franco no programa “Guaçu Notícias” (AM 1.180) – também ciente das denúncias e que nesta quarta-feira entrevistaria Yago -, é de que o presidente não entregou até hoje algumas carteirinhas para o passe livre dos estudantes, mesmo as já pagas.
Além disso, o processo eleitoral que culminou na eleição de Yago também está sob suspeita e o presidente ainda não convocou novas eleições.
Outro problema seriam as dívidas da Utes. Somente do IPTU a entidade deve à Prefeitura de Toledo em torno de R$ 21 mil.
A reportagem tentou entrar em contato com Yago de Pontes Maciel, porém, a sede da Utes estava fechada e nem por telefone foi possível localizar o presidente.
O que fazer? A resposta à pergunta que dá o título a essa reportagem pode vir do Ministério Público. Cientes do caso, os promotores de Justiça José Roberto Moreira e Kátia Krüger prometem apurar as responsabilidades e, se for o caso, punir os responsáveis.
.
Márcio Pimentel – Da Redação
TOLEDO
.
Fonte: JORNAL DO OESTE

*