Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

sábado, 27 de novembro de 2010

Técnico em segurança : resgate histórico

Aproveitando que hoje é o dia do Técnico em Segurança do Trabalho,convém fazer um resgate histórico.
O momento é mais do que propício.
Não é de conhecimento de todos,mas a EMDUR conta com um profissional concursado na área de segurança do trabalho.
Foi contratado através da realização do concurso 01/2009.
Detalhe: anteriormente a empresa JAMAIS contou com um profissional da área.
Foi através da luta,da reivindicação,do SINTRAEP que o cargo foi criado.
Cabe,por questão de justiça,agradecimento ao vereador Paulinho da Saúde por ter apresentado,na ápoca em que reivindicávamos o cargo,uma Indicação de apoio à criação do mesmo.
Abaixo seguem links para documentos históricos,que mostram o compromisso do sindicato com a qualidade na segurança dos trabalhadores da empresa pública:


Dia do Técnico em Segurança do Trabalho


Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho
¨
Dia 27 de novembro é comemorado o dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho.
As profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho foram regularizadas pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, no entanto, muito antes desta data, as atividades do Engenheiro e do Técnico de Segurança já eram desempenhadas.
Esta portaria definiu que, para se exercer a função de Engenheiro de Segurança do trabalho, é necessário cursar a Graduação em Engenharia e depois se especializar com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho.
Todos os processos e atividades que envolvem a Saúde e Segurança do trabalhador, inclusive as funções do Técnico de Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, estão registrados nas Normas Regulamentadoras
A primeira versão das Normas Regulamentadoras foi publicada em 1978, e por elas estabeleceu-se a obrigatoriedade de serviços e programas responsáveis pelas questões relativas a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Atividades do Técnico de Segurança do Trabalho
e
do engenheiro do trabalho  
¨
As atividades desempenhadas pelos Técnicos de Segurança do Trabalho são: responsabilidade de aplicar os conhecimentos específicos de engenharia de segurança e medicina do trabalho com o objetivo de reduzir ou até eliminar os riscos à saúde do trabalhador; responsabilidade por orientar e treinar os trabalhadores quanto ao cumprimento das normas regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho, o uso e conservação correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 
O Técnico de Segurança do Trabalho também deve se envolver nos processos industriais para auxiliar na análise da melhor forma de se executar as tarefas com o maior índice de segurança possível.
O trabalho do Engenheiro de Segurança visa a prevenção de riscos nas obras, com o objetivo de preservar a vida das pessoas.
Além de supervisionar e orientar tecnicamente o serviço em diversos segmentos, ele também controla e fiscaliza sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança e prevenção contra incêndio e pânico assegurando qualidade e segurança à obra.
As responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho, enquanto integrante do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, estão estabelecidas na Norma Regulamentadora nº.4, dentre as quais destacam-se:
• aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;
• colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa;
• responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;
• promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores;
• esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;
• analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes e doenças ocupacionais ocorridos na empresa ou estabelecimento.
As profissões de Engenheiro de Segurança do Trabalho e de Técnico de Segurança do Trabalho são de extrema importância para a saúde dos trabalhadores.
O SINTRAEP parabeniza todos os profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho e, em especial, no dia 27 de novembro queremos homenagear você que se dedica a oferecer melhores condições de segurança para todos os trabalhadores deste país. 


Fonte: http://www.danny.com.br/dia-engenheiro-tecnico-seguranca.php
¨¨