Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Presidente do Sintraep na Rádio Integração

Na tarde do dia 22 de janeiro de 2008,sexta-feira,o presidente do Sintraep foi o entrevistado do Programa Paulo Gaspar,na Rádio Integração am.
Durante a entrevista Luiz Carlos pode explanar parte das idéias contidas no documento entregue aos diretores da Emdur no dia 31 de janeiro,sendo que as principais propostas expostas foram:
a) Fim do trabalho aos sábados,o sintraep sugere a redução da jornada de trabalho no setor operacional,possibilitando assim a exclusão de trabalho aos sábados.
Porém,Luiz Carlos explicou que pela proposta apresentada a empresa poderia solicitar que os trabalhadores fizessem serviços em alguns sábados,desde que as horas trabalhadas fossem pagas como extras.
Um trabalhador da empresa ligou durante o programa reclamando que perde os sábados por causa de estudos universitários,o presidente explicou que o fim do trabalho aos sábados beneficiaria tanto estudantes quanto um outro trabalhador que falta aos sábados por motivos religiosos.
b) A continuação do pagamento do abono foi abordada,com o presidente explicando que a idéia é que a empresa pague os mesmos valores pagos aos servidores da prefeitura e câmara municipal.
Já que as regras são as mesmas,os valores também deveríam ser os mesmos.
Luiz Carlos lembrou os dois anos em que os trabalhadores da Emdur ficaram sem receber o abono,lembrando que a proposta inicial foi feita pelo atual prefeito quando em campanha eleitoral em 2004.
c) O adicional que estimularia o retorno aos estudos aos trabalhadores também foi exposto,Luiz Carlos lembrou que a maioria dos trabalhadores têm baixa escolaridade e que um adicional em seus salários estimularia o retorno aos bancos escolares.
d) Ganho acima da inflação (Ganho real),o presidente falou da constante valorização do mínimo e da necessidade de concessão de um percentual acima da inflação.O Sintraep pede 5% acima do INPC,Luiz Carlos traçou até um comparativo entre os salários pagos aos trabalhadores e aos diretores da empresa,usando esse exemplo para mostrar a enorme disparidade salarial.
e) Homenagem aos trabalhadores por tempo de serviço,Luiz Carlos expôs a idéia apresentada pelo Sintraep da criação a partir desse ano de uma homenagem aos trabalhadores que completarem 10,15,20 e 25 anos de serviços prestados à Emdur.
f) Liberação de um diretor sindical para dedicação exclusiva às atividades sindicais,foi usado o exemplo do Sindsertoo que tem servidores liberados para trabalho em atividades sindicais.
g) Luiz Carlos também explicou sobre a necessidade de melhorias em todos os setores de serviço,sugerindo a construção de um refeitório na USINA DE ASFALTO e ampliação do refeitório da Pedreira Municipal.


Luiz Carlos e Paulo Gaspar durante a entrevista


Durante o programa Luiz Carlos lançou o desafio para que alguém prove que em algum momento,nos 22 anos de existência da EMDUR,as administrações municipais investiram em melhorias para os trabalhadores.
Luiz Carlos afirma que seguidamente as administrações municipais,sejam de qual partido político forem,têm relegado os trabalhadores da empresa a um plano secundário.
Ao final Luiz Carlos disse esperar que ocorram novos avanços,agradeceu a todos e convidou os interessados a conhecerem melhor as propostas através do blog do sindicato.

_____________________________________________________________

Observação: Em breve estaremos publicando trechos ou comentários sobre a entrevista nesse espaço,tem muito mais para publicarmos.
_____________________________________________________________