Você é nosso visitante número:
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Reestruturação da EMDUR ( Publicado no JORNAL DO OESTE de hoje)
SINTRAEP notifica EMDUR por descumprimento de acordo coletivo
"Pelo presente documento notificamos a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (EMDUR) por descumprimento da cláusula 04, parágrafo único, do acordo coletivo de trabalho 2008/2009.
Alertamos para o fato do descumprimento da presente cláusula implicar em multa de um salário mínimo (Cláusula 34).
Mantendo nossa política de manutenção do canal permanente de negociações (Cláusula 37), solicitamos que a empresa apresente justificativa razoável para o descumprimento da citada cláusula, bem como solicitamos o fornecimento urgente dos uniformes." O presidente do SINTRAEP,Luiz Carlos dos Santos,informa que a cláusula descumprida é a 4ª,que diz: "CLÁUSULA 04 – DOS UNIFORMES Havendo necessidades de uniformes, estes serão fornecidos gratuitamente pelo empregador, no mínimo 2 (dois) uniformes anuais, podendo, em caso de necessidade, ser fornecido adicionais, desde que por motivo justificado. PARÁGRAFO ÚNICO: O empregador obriga-se a fornecer uma calça e um jaleco até o final do mês de março e o outro até o final do mês de agosto de 2008, um par de botinas no primeiro semestre e o outro no segundo semestre, obrigando-se o empregado a devolvê-lo por ocasião de sua reposição ou rescisão de contrato de trabalho, vedando-se qualquer forma de uso em situação alheia ao exercício do trabalho. A lavagem dos uniformes será custeada pelos empregados." Após aguardar por longo período,e sem uma justificativa oficial por parte da empresa,o sindicato optou por notificá-la,fazendo assim com que ela se obrigue a apresentar versão oficial sobre o ocorrido. O fornecimento do uniforme agora não desobriga a empresa a fornecer os obrigatórios de 2009,sendo que este ainda é dívida do acordo 2008/2009. A multa prevista no acordo será aplicada em caso de a empresa se recusar a fornecer justificativa razoável oficial,bem como caso não forneça ainda em 2008 os uniformes previstos na cláusula 4ª.Ofício 06/2008 foi enviado hoje
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Combate à perseguição está em destaque no ORKUT
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Resposta do Presidente aos diretores da EMDUR
Perseguição na EMDUR começou...
Se trata,obviamente,de uma grosseira perseguição ao líder sindical. As medidas ao combate de tal ação estão em estudo. É evidente que a empresa está partindo para um caminho condenável e que terá a devida resposta em breve.
domingo, 23 de novembro de 2008
Ampliação necessária & melhorias na Sede
Eleição na CIPA dia 08 de dezembro
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) é um espaço significativo na luta dos trabalhadores por condições de trabalho seguras e dignas. Criada em 1944, ela é fruto da luta dos trabalhadores e hoje é regulamentada pela NR-5 ( Norma Regulamentadora ).
A Cipa é um espaço em que há representantes dos patrões e dos trabalhadores. Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Passamos grande parte de nossa vida no trabalho e, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, o espaço da Cipa deve ser valorizado e utilizado.
Para que as Cipas estejam realmente a serviço da segurança e da saúde dos trabalhadores, é fundamental participarmos ativamente delas e estarmos sempre atentos para que elas não sejam apenas, no máximo, uma bela fachada ou um mero cumprimento da lei. SINTRAEP atento na eleição da CIPA/EMDUR Para que os cipeiros possam identificar corretamente os riscos a que os trabalhadores estão expostos e ao mesmo tempo sugerir medidas de prevenção é fundamental a colaboração total da empresa,por isso o SINTRAEP ( Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo ) está atento ao proceso eleitoral da CIPA e cobrará da EMDUR a liberação dos cipeiros em horário de expediente para visitas aos locais de serviços,fazendo assim com que a comissão funcione de fato. Nas negociações do acordo coletivo 2008/2009 o sindicato conseguiu acrescentar diversos dispositivos que regulamentam as questões envolvendo a CIPA,coisa que não existia em nenhum acordo anteriormente celebrado. Já no acordo 2009/2010 a intenção é melhorar alguns pontos ainda não regulamentados em relação a CIPA,como o caso da obrigatoriedade da empresa liberar os cipeiros em datas pré-estabelecidas para visitas aos setores de trabalho.quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Reestruturação da EMDUR é defendida pelo SINTRAEP
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Idéias para reestruturar empresa pública municipal
Idéias do SINTRAEP para reestruturação da EMDUR
Não é de hoje que o sindicato tem apresentado ao poder público municipal várias idéias que visam promover gradual, e necessária, reestruturação de nossa única empresa pública municipal.
A EMDUR (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo) foi criada através do Decreto nº. 114/84, com início de suas atividades em janeiro de 1985.
Ao longo dos anos caso a empresa tivesse dado atenção à modernização necessária hoje teríamos uma empresa pública dinâmica, sendo modelo para diversas outras cidades tanto do Paraná quanto do Brasil. Afinal são 23 anos de fundação,a empresa deveria hoje ter outra estrutura.
Entretanto, devido ao descaso das sucessivas administrações municipais não temos muito o que comemorar, a empresa carece hoje de uma reestruturação séria, com ênfase na valorização do seu quadro efetivo.
É urgente que a empresa passe por sérias mudanças, tanto administrativas quanto sociais, já que os trabalhadores são os que necessitam de maiores atenções.
Hoje as principais carências que encontramos na empresa são:
1ª- Falta de um Plano de Cargos e Salários (nunca tivemos um);
2ª- Falta de um Plano de Saúde (nunca foi oferecido pela empresa);
3ª- Os salários estão defasados (são necessários ganhos reais);
4ª- É necessária a adesão da empresa ao PAT (proporcionando assim melhorias aos trabalhadores na área nutricional);
5ª- Readequação na tabela de adicionais por cursos de qualificação profissional (nossa tabela está defasada em relação a dos servidores da Prefeitura e Câmara Municipal);
6ª- Transporte adequado dos trabalhadores aos locais de serviço;
7ª- Valorização e incentivo aos concluintes do ensino fundamental e médio (isso através de incentivos financeiros,instituídos em adicionais a serem criados);
8ª- Valorização dos trabalhadores que concluírem um terceiro grau (ensino superior,com os adicionais valendo para todos os cursos);
9ª- Vaga para um membro do sindicato no Conselho de Administração da empresa (o sindicato quer auxiliar nos rumos da empresa);
10ª- Incorporação do atual abono aos salários (proporcionando assim um aumento da massa salarial);
11ª- Instituição de um PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
O sindicato entende que as medidas sugeridas acima darão novo fôlego à empresa, com a valorização acontecendo a quem merece de fato, ou seja: os trabalhadores.
A modernização da EMDUR é uma necessidade real, ou iniciamos isso agora, mesmo que de forma gradual, ou em menos de dez anos teremos a extinção da empresa sendo defendida pelo administrador que estiver no poder. Isso porque caso a empresa não receba os incentivos necessários o sucateamento geral será inevitável,parte disso já sentimos hoje.
Temos que tomar as providências já, evitando assim que uma empresa 100% pública seja extinta num futuro próximo.
Cabe ao município, através de seu quadro técnico, formular um viável Plano de reestruturação da empresa, com o SINTRAEP sendo consultado sempre.
O sindicato é pioneiro na defesa pública da reestruturação da empresa, isso por sentirmos que a situação é grave, merecendo atenção prioritária do poder público municipal.
Fortalecer a EMDUR é necessário, vital mesmo, e nisso o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo (SINTRAEP) é parceiro, desde que esse fortalecimento passe pela urgente valorização dos trabalhadores.
Luiz Carlos dos Santos
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo (SINTRAEP)
sintraep@ibest.com.br
domingo, 16 de novembro de 2008
MURAL SINDICAL & transparência
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Calendário oficial de reuniões
CALENDÁRIO OFICIAL DE REUNIÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTRAEP
* Dezembro: dia 06
* Janeiro/2009: dia 03
* Fevereiro/2009: dia 14
* Março/2009: dia 14
* Abril/2009: dia 11
* Maio/2009: dia 09
* Junho/2009: dia 06
* Julho/2009: dia 13
* Agosto/2009: dia 08
* Setembro/2009: dia 05
* Outubro/2009: dia 17
* Novembro/2009: dia 14
Poderão ocorrer cancelamentos ou convocações de novas reuniões durante a vigência deste calendário, todos os cancelamentos e novas convocações serão divulgados com a devida antecedência.
Luiz Carlos dos Santos
Presidente
Toledo,novembro de 2008.
domingo, 9 de novembro de 2008
Ata número 85 (posse da nova diretoria)
sábado, 8 de novembro de 2008
Registros da cerimônia de posse da nova direção do SINTRAEP
.