A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) é um espaço significativo na luta dos trabalhadores por condições de trabalho seguras e dignas. Criada em 1944, ela é fruto da luta dos trabalhadores e hoje é regulamentada pela NR-5 ( Norma Regulamentadora ).
A Cipa é um espaço em que há representantes dos patrões e dos trabalhadores. Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Passamos grande parte de nossa vida no trabalho e, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, o espaço da Cipa deve ser valorizado e utilizado.
Para que as Cipas estejam realmente a serviço da segurança e da saúde dos trabalhadores, é fundamental participarmos ativamente delas e estarmos sempre atentos para que elas não sejam apenas, no máximo, uma bela fachada ou um mero cumprimento da lei. SINTRAEP atento na eleição da CIPA/EMDUR Para que os cipeiros possam identificar corretamente os riscos a que os trabalhadores estão expostos e ao mesmo tempo sugerir medidas de prevenção é fundamental a colaboração total da empresa,por isso o SINTRAEP ( Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo ) está atento ao proceso eleitoral da CIPA e cobrará da EMDUR a liberação dos cipeiros em horário de expediente para visitas aos locais de serviços,fazendo assim com que a comissão funcione de fato. Nas negociações do acordo coletivo 2008/2009 o sindicato conseguiu acrescentar diversos dispositivos que regulamentam as questões envolvendo a CIPA,coisa que não existia em nenhum acordo anteriormente celebrado. Já no acordo 2009/2010 a intenção é melhorar alguns pontos ainda não regulamentados em relação a CIPA,como o caso da obrigatoriedade da empresa liberar os cipeiros em datas pré-estabelecidas para visitas aos setores de trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário