Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

domingo, 14 de outubro de 2007

Redução na jornada de trabalho

Artigo de Mônica Veloso

Trabalhar menos gera emprego e dá cidadania

Mônica Veloso - Secretária da Juventude da Força Sindical

A campanha pela redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas é um instrumento estratégico para elevar o nível de consciência social e intelectual dos jovens e ao mesmo tempo inserir estas pessoas no mercado de trabalho. A idéia é que com uma carga menor de trabalho, eles vão melhorar sua qualidade de vida, pois terão mais tempo para o estudo, para fazer cursos de qualificação profissional, frequentar cinemas, teatros, bibliotecas, e fortalecer os laços familiares. Empregados e com um nível cultural muito melhor, os jovens passarão a ter perspectiva de uma vida digna e prazeirosa.

A campanha pela 40 horas semanais também é importante para aumentar a oferta de emprego para a juventude. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou recentemente uma pesquisa, de 2003, mostrando que os jovens desempregados no mundo, com idade entre 15 e 24 anos, são 88 milhões. Um recorde. Só no Brasil são 3,5 milhões sem trabalho. Isto nos assusta.

Além das políticas públicas específicas, como o 1º Emprego, queremos que os jovens tenham oportunidades efetivas de trabalho. Muito mais do que estagiário, trabalhar na informalidade ou em atividades secundárias, eles têm de ter um bom emprego com carteira assinada para ser profissionais.

O mercado hoje exige trabalhadores polivalentes, que precisam assimilar uma série de informações. Trabalhando menos horas, o jovem poderá estudar e se valorizar profissionalmente, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto ou serviço. Uma jornada menor é bom para o empregado, as também o é para a empresa.

Segundo estudo do Dieese, a semana de 40 horas pode criar 2 milhões de empregos. Sabemos que só isto não basta. É necessário que o governo estabeleça uma política de desenvolvimento para o país com investimentos nos setores que empregam mão-de-obra intensiva. Além disso, o movimento sindical precisa lançar uma campanha para combater a cultura das horas extras. Só assim o Brasil vai criar emprego, gerar e distribuir renda, aumentar a produção, intensificar as vendas. Socialmente, teremos uma país bem melhor, com sua juventude ocupada no trabalho, no estudo, na cultura e no lazer. Só assim vamos acabar com a reprodução da ignorância, da pobreza e da miséria

(Fonte:http://www.jornada.locaweb.com.br/artigos)

0 comentários: