Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Censura ao programa ?

Durante seu programa matinal,"Café da Manhã" (Rádio Integração),o jornalista Jair Scarpato deu a entender que os censores estão na sua cola,doidos para calá-lo,tirá-lo do ar.
Será que chegaríam a tanto?
Confira as declarações do jornalista:
¨
*

Sessão de ontem (Ademar Dorfschimidt e Adriano Remonti)

¨¨

Ademar Dorfschimidt (PMDB) e Adriano Remonti (PT) cobram do presidente do legislativo toledano uma posição a respeito do convite a ser enviado ao diretor superintendente da EMDUR.
Os fatos graves apontados pelo ex-diretor da empresa pública,Marco Pereira,vem gerando discussões acaloradas entre os que simplesmente querem abafar o caso e aqueles que desejam ver esclarecidas as acusações.
Esquecer os 1,5 milhões denunciados seria um crime,a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis  (ou irresponsáveis ?) é o esperado tanto pelo SINTRAEP quanto pelos acionistas majoritários da empresa,ou seja : O POVO DE TOLEDO !
¨

Sessão de ontem (Leoclides Bisognin)

O vereador Leoclides Bisognin (PMDB) deixa claro que as denúncias de Marco Pereira referem-se a desvios ocorridos na empresa pública EMDUR,com a realização de gastos (compras) sem o devido processo licitatório.
¨
*

Sessão de ontem (Paulinho da Saúde)


O vereador concorda com a tese do SINTRAEP de instalação de CPI,entretanto aponta a impossibilidade devido ao regimento interno da Câmara.
Paulinho aponta,como alternativa,a possibilidade de colher assinaturas dos vereadores em pedido de investigação por parte do Ministério Público.
Menciona também o trabalho do sindicato na divulgação dos fatos,defesa de instalação de CPI e cobrança de investigações diante dos graves delitos apontados por um ex-dirigente da EMDUR.
*

Sessão de ontem (Luís Fritzen)

O vereador Luís Fritzen apresentou uma teoria para justificar as denúncias apresentadas por Marco Pereira,ex-diretor administativo da EMDUR.
Confira:

*

Sessão de ontem (João Martins)

João Martins (PDT),assumiu uma postura firme na defesa da apuração dos fatos.
Falou,com todas as letras,que assina qualquer convite,convocação ou CPI.
Contamos que o edil mantenha a postura até o final,colaborando assim para que a verdade dos fatos venha a tona.
¨
¨

Sessão de ontem (Paulinho e Adelar)

¨

Estivemos presentes na sessão legislativa de ontem,quando mais uma vez o assunto EMDUR entrou em pauta.
Inicialmente um silêncio constrangedor sobre o assunto estava tomando conta do ambiente,mas aos poucos o debate foi tomando corpo,especialmente após a provocação feita pelo vereador Paulinho da Saúde (áudios acima).
¨

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Nota recente do JORNAL DO OESTE (EMDUR)

A nota acima foi publicada recentemente no JORNAL DO OESTE,mostrando claramente como andam as coisas nos bastidores da política de Toledo (Paraná).
A guerra por espaço no grupo político reinante parece ser constante.
Interessante ler que a posição adotada por Marco Pereira não é apoiada por representantes de partidos menores.
O que os partidos nanicos querem afinal?
Querem "tapar o sol com a peneira" ? Jogar a sujeira debaixo do tapete?
Não interessa ao público os motivos que levaram o ex-diretor da EMDUR a denunciar.
O importante,o fundamental,é que as investigações ocorram e que os culpados sejam punidos com os rigores da lei.
Se fulano ou sicrano tiver que perder cargo na Prefeitura,que perca.
Quem não pode perder é o povo.
¨

domingo, 28 de novembro de 2010

Abaixo-assinado em favor da CPI da EMDUR

A posição oficial adotada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo (SINTRAEP) é de que o melhor meio de se apurar a veracidade das denúncias do ex-diretor administrativo da EMDUR é através da criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
O denunciado por Marco Pereira envolve cerca de 1,5 milhões de reais.
O fato é gravíssimo e não pode cair no esquecimento.
Para fortalecer e deixar ainda mais clara a posição de apoio à CPI,o sindicato está lançando um abaixo-assinado online para coleta de assinaturas em apoio a investigação por parte dos vereadores de Toledo (Paraná).
Os interessados em apoiar a criação da CPI podem assinar acessando o seguinte endereço : http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7591
É uma oportunidade de passar a EMDUR a limpo,abrir suas contas,seus atos,e assim tornar a empresa transparente aos seus donos,ou seja : ao POVO !
¨

sábado, 27 de novembro de 2010

Técnico em segurança : resgate histórico

Aproveitando que hoje é o dia do Técnico em Segurança do Trabalho,convém fazer um resgate histórico.
O momento é mais do que propício.
Não é de conhecimento de todos,mas a EMDUR conta com um profissional concursado na área de segurança do trabalho.
Foi contratado através da realização do concurso 01/2009.
Detalhe: anteriormente a empresa JAMAIS contou com um profissional da área.
Foi através da luta,da reivindicação,do SINTRAEP que o cargo foi criado.
Cabe,por questão de justiça,agradecimento ao vereador Paulinho da Saúde por ter apresentado,na ápoca em que reivindicávamos o cargo,uma Indicação de apoio à criação do mesmo.
Abaixo seguem links para documentos históricos,que mostram o compromisso do sindicato com a qualidade na segurança dos trabalhadores da empresa pública:


Dia do Técnico em Segurança do Trabalho


Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho
¨
Dia 27 de novembro é comemorado o dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho.
As profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho foram regularizadas pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, no entanto, muito antes desta data, as atividades do Engenheiro e do Técnico de Segurança já eram desempenhadas.
Esta portaria definiu que, para se exercer a função de Engenheiro de Segurança do trabalho, é necessário cursar a Graduação em Engenharia e depois se especializar com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho.
Todos os processos e atividades que envolvem a Saúde e Segurança do trabalhador, inclusive as funções do Técnico de Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, estão registrados nas Normas Regulamentadoras
A primeira versão das Normas Regulamentadoras foi publicada em 1978, e por elas estabeleceu-se a obrigatoriedade de serviços e programas responsáveis pelas questões relativas a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Atividades do Técnico de Segurança do Trabalho
e
do engenheiro do trabalho  
¨
As atividades desempenhadas pelos Técnicos de Segurança do Trabalho são: responsabilidade de aplicar os conhecimentos específicos de engenharia de segurança e medicina do trabalho com o objetivo de reduzir ou até eliminar os riscos à saúde do trabalhador; responsabilidade por orientar e treinar os trabalhadores quanto ao cumprimento das normas regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho, o uso e conservação correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 
O Técnico de Segurança do Trabalho também deve se envolver nos processos industriais para auxiliar na análise da melhor forma de se executar as tarefas com o maior índice de segurança possível.
O trabalho do Engenheiro de Segurança visa a prevenção de riscos nas obras, com o objetivo de preservar a vida das pessoas.
Além de supervisionar e orientar tecnicamente o serviço em diversos segmentos, ele também controla e fiscaliza sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança e prevenção contra incêndio e pânico assegurando qualidade e segurança à obra.
As responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho, enquanto integrante do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, estão estabelecidas na Norma Regulamentadora nº.4, dentre as quais destacam-se:
• aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;
• colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa;
• responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;
• promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores;
• esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;
• analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes e doenças ocupacionais ocorridos na empresa ou estabelecimento.
As profissões de Engenheiro de Segurança do Trabalho e de Técnico de Segurança do Trabalho são de extrema importância para a saúde dos trabalhadores.
O SINTRAEP parabeniza todos os profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho e, em especial, no dia 27 de novembro queremos homenagear você que se dedica a oferecer melhores condições de segurança para todos os trabalhadores deste país. 


Fonte: http://www.danny.com.br/dia-engenheiro-tecnico-seguranca.php
¨¨

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Saiu ontem no JORNAL DO OESTE

Curioso.
O que será que teríam a tratar em portas fechadas?
Se não existe irregularidade,que tudo seja divulgado.
Tudo que forem tratar da EMDUR deveria ser 100% público.
Afinal,a empresa é do povo...ou não?
¨¨

Entrevista do Presidente do SINTRAEP (3 partes)

 ¨¨
¨¨

Na entrevista acima o presidente do sindicato que representa os interesses dos trabalhadores da EMDUR comenta vários assuntos,entre eles: EPIs,denúncias contra EMDUR,CPI,Conselho de Administração da EMDUR,abono salarial,plano de cargos,surrupiamento salarial,burocracia e reunião pública. 
Na entrevista fica comprovado,mais uma vez,o comprometimento do sindicato com a transparência nas ações sindicais,pois o sindicato expõe-se ao público de maneira clara e objetiva.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ataque e resposta

Durante a entrevista concedida na quarta (24),o diretor jurídico da EMDUR atacou o presidente do SINTRAEP,acusando-o de criar factóides.
Hoje (25) o presidente do sindicato respondeu ao ataque,afirmando que não cria factóides e sim aponta fatos.
Confira o ataque e a resposta nos áudios:
¨
¨
¨

Diretores da EMDUR explicam-se na Rádio Integração



Na tentativa de amenizar o enorme impacto gerado pelas denúncias de um ex-diretor,os administradores da EMDUR compareceram ontem ao programa "Café da Manhã" (Rádio Integração).
Acima entrevista completa.

Fritzen tenta justificar o injustificável

Durante a sessão de segunda,o líder do governo na Câmara,Luiz Fritzen,tentou justificar o injustificável.
Confira:

Paulinho da Saúde pronuncia-se sobre as denúncias


Na sessão de segunda-feira,dia 22,o vereador Paulo dos Santos (Paulinho da Saúde) fez pronunciamento na tribuna da Câmara a respeito das denúncias feitas pelo ex-diretor administrativo da EMDUR.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Luiz Carlos defende abertura de CPI da EMDUR


A posição oficial do sindicato é clara,defendemos a apuração ampla das denúncias.
Que a investigação dos fatos apontados ocorra e que os culpados sejam punidos.


A visão do sindicato sobre os fatos

A polêmica envolvendo as graves denúncias apresentadas por Marco Pereira,ex-diretor da EMDUR,continuam repercutindo na cidade.
Hoje pela manhã dois diretores da empresa estiveram na Rádio Integração concedendo entrevista ao jornalista Jair Scarpato,na tentativa de barrar parte da polêmica gerada.
Afinal,a denúncia partiu de alguém que partilhava do poder de comando dentro da empresa pública.
A posição do sindicato já é de conhecimento público,foi externada através de nota oficial lançada no dia 22 (segunda) e de declarações públicas do presidente da entidade.
Apoiamos a investigação ampla,independente da forma como vier.
Inicialmente entendemos que a Câmara Municipal deva assumir sua função fiscalizadora e abrir uma CPI para apuração ampla dos fatos,porém não descartamos a importância do Ministério Público atuar,afinal trata-se de denúncia envolvendo o patrimônio público.
Entendemos que a gravidade do denunciado não pode passar batido,não pode cair no esquecimento.
Dizem que são nos momentos de crise que crescemos,renascemos das cinzas como a mitológica ave Fênix,então quem sabe a EMDUR renasça como a empresa pública transparente que o povo de Toledo merece.
É o desejo sincero do SINTRAEP.

Vereador Ademar fala sobre CPI da EMDUR

¨
¨
¨
¨


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sessão de ontem na Câmara Municipal (EMDUR)


Ontem a Câmara Municipal teve uma das sessões mais polêmicas de 2010,tendo como foco central as gravíssimas denúncias apresentadas pelo ex-vereador e ex-diretor administrativo da EMDUR,Marco Pereira.
O vídeo acima foi postado originalmente no site "Casa de Notícias".

Posição oficial do SINTRAEP sobre denúncias contra EMDUR



Ex-diretor da EMDUR faz graves denúncias públicas ( II )

Ontem a tarde o presidente do SINTRAEP,Luiz Carlos dos Santos,esteve acompanhando a sessão legislativa municipal,que teve como foco central as graves denúncias apresentadas no programa "Café da Manhã" (Rádio Integração).
 Durante o programa matinal,apresentado por Jair Scarpato,o ex-diretor da EMDUR,Marco Pereira,fez graves denúncias contra a empresa pública municipal.
Abaixo seguem áudios do denunciado pelo ex-diretor da empresa e ex-vereador de Toledo.

¨

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ex-diretor da EMDUR faz graves denúncias públicas

Na manhã de sexta-feira,dia 19/11,a EMDUR foi posta em xeque com denúncias vinda de ex-membro de sua cúpula administrativa.
Marco Pereira,ex-diretor administrativo da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) fez graves denúncias na Rádio Integração AM,durante o programa "Café da Manhã".(Apresentado por Jair Scarpato)
O fato é tão grave que até cogita-se a formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara Municipal.
O sindicato está atento aos desdobramentos do caso,tanto que seu presidente estará presente na sessão legislativa da tarde de hoje.
¨

domingo, 21 de novembro de 2010

Reunião pública ( 2ª parte )

Abaixo segue o segundo áudio da reunião pública realizada ontem,dia 20/11.
A Comissão de Negociação Sindical,agindo de maneira democrática,optou por ouvir a classe trabalhadora da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR) em relação ao que pensam sobre as pautas para negociações 2011/2012.


Atentos às propostas

Reunião pública ( 1ª parte )


Acima parte da reunião pública realizada ontem,dia 20/11.
Foi a oportunidade dos trabalhadores apresentarem suas sugestões e assim colaborarem para a formatação do documento de reivindicações (pautas) que apresentaremos aos diretores da empresa EMDUR em 2011.

Trabalhador lendo atentamente propostas do SINTRAEP

sábado, 20 de novembro de 2010

Nomeada Comissão de Negociação Sindical


A portaria 01/2010 nomeou hoje a Comissão de Negociação Sindical que atuará durante as negociações envolvendo o acordo coletivo 2011/2012.
O atual acordo encerra-se em fevereiro de 2011.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Reunião pública no sábado


No sábado,dia 20,ocorrerá a esperada reunião pública promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo (SINTRAEP).
O foco será ouvir os trabalhadores acerca do acordo coletivo 2011/2012.
Queremos saber de suas reivindicações,suas idéias,suas propostas,para o início de negociações em 2011.
O atual acordo tem validade até fevereiro de 2011,sendo que de março de 2011 a fevereiro de 2012 precisa existir fechamento de novo acordo coletivo.


sábado, 13 de novembro de 2010

E-mail do vereador Ademar

Recebemos,recentemente,e-mail do vereador Ademar (PMDB).
O edil deseja boa sorte aos membros da comissão de negociação e coloca-se a disposição para ajudar com seu tabalho no legislativo.
Ficamos satisfeitos com a receptividade do vereador,certamente a Câmara ainda terá um papel central em ações sindicais futuras.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Divulgando reunião pública e diversos (Pátio de Máquinas)

Informando sobre confraternização
Informando sobre reunião pública
Regras do abono salarial
Nota de apoio ao presidente do SINTRAEP
Informando sobre o blog do Sintraep
No Pátio de Máquinas do município de Toledo (Paraná),o SINTRAEP mantém os trabalhadores da EMDUR constantemente informados sobre as ações desenvolvidas.


Comunicado aos trabalhadores na Sede Social do SINTRAEP






Mantendo nossa conhecida transparência no trato com os trabalhadores,afixamos hoje nas dependências da Sede Social do sindicato o "Comunicado aos trabalhadores da EMDUR".
Trata-se de documento contendo oito comunicados importantes aos trabalhadores.
Os que usarem a sede social nos finais de semana terão seu momento de informação a respeito das ações desenvolvidas pelo SINTRAEP.
¨

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sobre as mochilas para funcionários da EMDUR


Através da Correspondência 03/2010 havíamos solicitado que a empresa EMDUR fornecesse aos trabalhadores uma mochila personalizada.
Foi no dia 22/09,através do protocolo nº 107.
Quem quiser ler o documento,pode clicar abaixo:


Temos a resposta positiva da empresa agora,através do Edital 20/2010,com a licitação para aquisição das mochilas.
Os envelopes serão abertos no dia 22/11.
Torcemos para que tudo corra bem e que os trabalhadores recebam mais um benefício intermediado pelo sindicato.
Para acessar o Edital das mochilas:


sábado, 6 de novembro de 2010

Diálogo no "Café da Manhã" (Rádio Integração AM)


Conversa final entre Jair Scarpato e Doni Tavares na manhã do dia 04 de novembro.
Durante encerramento do programa "Café da Manhã",que vai ao ar diariamente através da Rádio Integração AM,de Toledo (Paraná).
Ficamos felizes pelo reconhecimento do jornalista,assim como agradecemos por suas palavras e pelo espaço concedido ao sindicato.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Registros da entrevista na Rádio Integração



Momentos antes da entrevista
Momentos antes da entrevista ( II )
Aguardando entrar no ar
Trabalhador acompanhando através do rádio de pilha
Falando aos trabalhadores através das ondas da Rádio

Entrevista na Rádio Integração (2ª parte)


Segunda,e última, parte da entrevista concedida na manhã de ontem na Rádio Integração AM.
O presidente do SINTRAEP fala das conquistas e desafios da classe trabalhadora da EMDUR.
Convida também para a reunião pública que discutirá o acordo coletivo 2011/2012.


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Entrevista na Rádio Integração ( 1ª parte )


Pela manhã o sindicalista Luiz Carlos dos Santos,presidente do SINTRAEP,sindicato que representa os trabalhadores em empresas públicas municipais de Toledo,esteve no programa "Café da Manhã",apresentado pelo jornalista Jair Scarpato.
O programa vai ao ar,diariamente,através da Rádio Integração AM.
Acima apresentamos a primeira parte da entrevista,que foi dividida em duas partes.
¨

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pedreira de Toledo (Paraná)

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo conta com valorosos trabalhadores.
Ocorre que os trabalhadores andam desmotivados,principalmente no quesito salário.
Desde novembro de 2006 o SINTRAEP tem apontado que a empresa necessita implantar uma política de valorização constante dos salários pagos.
O poder de compra atual dos mesmos está defasado,com isso a desmotivação do quadro de funcionários é sentida a olhos vistos.
Parte da motivação pode ser restabelecida caso a empresa adote um plano de cargos e salários inovador,que valorize os trabalhadores.
O sindicato está atento.