Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Os laudos do IAP (água da EMDUR)

O sindicato obteve acesso aos laudos do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) referentes à análise da água consumida pelos trabalhadores da Usina de Asfalto ( Relatório nº 1815/2010 ) e do Pátio de Máquinas ( Relatório nº 1816/2010 ).
Postamos para conhecimento dos leitores.


3 comentários:

Anônimo disse...

A Escherichia coli é uma bactéria bacilar Gram-negativa, que, juntamente com o Staphylococcus aureus é a mais comum e uma das mais antigas bactérias simbiontes do homem.

A E. coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aérobias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula. [1]

A E. coli é um dos poucos seres vivos capaz de produzir todos os componentes de que é feita, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes. Ela é lactase positiva, uma enzima fermentadora de açucares que é grandemente responsável pela flatulência de cada pessoa, especialmente após o consumo de leite e seus derivados.

Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactérias Gram-negativas. Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citocinas produzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.

A presença da E.coli em água ou alimentos é indicativa de contaminação com fezes humanas (ou mais raramente de outros animais). A quantidade de E.coli em cada mililitro de água é uma das principais medidas usadas no controlo da higiene da água potável municipal, preparados alimentares e água de piscinas. Esta medida é conhecida oficialmente como índice coliforme da água.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escherichia_coli

A questão é se existe ou não níveis aceitáveis desta bactéria na água potável?

Anônimo disse...

A E.coli está entre as principais causas de:

* Toxinfecção alimentar: é uma causa importante de Gastroenterites.
* Infecção do tracto urinário (ITU): é a mais frequente (cerca de 80% dos casos) causa desta condição em mulheres jovens, podendo complicar em pielonefrite. Resultam da ascensão do organismo do intestino pelo ânus até ao orificio urinário e invasão da uretra, bexiga e ureteres. Frequentemente causadas pelo serovar UPEC. Também conhecida como cistite da lua de mel devido à propensão para aparecer em mulheres sexualmente activas.
* Colecistite
* Apendicite
* Peritonite: se perfurarem a parede intestinas ou do tracto urinário. A mortalidade é alta.
* Meningite: a maioria dos casos de meningite em neonatos é causada pela E.coli.
* Infecções de feridas
* Septicémia: causam 15% dos casos da multiplicação sanguinea frequentemente fatal; contra 20% por Staphylococcus aureus. É uma complicação de estágios avançados não tratados de doença nas vias urinárias ou gastrointestinais. A mortalidade é relativamente alta.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escherichia_coli

L.Carlos disse...

Louder,
Agradecemos por seus instrutivos comentários.
Frisando que nos laudos constam a seguinte observação:"Esta amostra de água não satisfaz bacteriologicamente os padrões de potabilidade."