Você é nosso visitante número:


"Numa época de dissimulação, falar a verdade é um ato revolucionário." (George Orwell)

domingo, 4 de abril de 2010

Análise sobre Assembléia dos trabalhadores

Em plena Páscoa faço a análise referente ao que foi a Assembléia Geral dos trabalhadores da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR).
Primeiro,a Assembléia mostrou que a força de fato está nos trabalhadores da empresa,não em direção /EMDUR ou prefeito municipal.
Segundo,quando chamados à responsabilidade,ainda mais quando isso afeta diretamente,os trabalhadores comparecem...foi o caso.
Inicialmente,como não fizemos muito alarde,a presença foi pífia...a Assembléia foi cancelada (isso em 27/03).
Depois,quando alertamos para o que estava em risco,ou seja,a perda do abono salarial,os trabalhadores "cairam na real" e compareceram em massa.
Certamente não analisamos a possibilidade do chamamento à responsabilidade na primeira convocação,pensando que os mesmos já tivessem consciência do fato.
Foi um erro.
Em 2011 certamente faremos diferente.
De toda forma,a reunião dos trabalhadores foi positiva,com presença maciça.
Sendo que ficou ao final definido,através de votação,que a cláusula relativa ao abono salarial deve sofrer alteração que possibilite segurança aos trabalhadores.
Ficou seu valor estipulado em R$ 140 até fevereiro de 2011.
O avanço do acordo fica por conta da licença-maternidade de 180 dias (seis meses),uma reivindicação nossa desde o acordo 2009/2010 e que agora é conquistada.
A cláusula 38 também é uma novidade,já que ela estabelece que a empresa adotará política de aperfeiçoamento profissional em todos os setores.
A empresa,através de seus diretores,se comprometeu ainda em seguir o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município.Apesar de não concordarem em pôr por escrito no acordo.
O compromisso será devidamente divulgado e registrado na imprensa como forma de posterior cobrança.
O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS,uma necessidade histórica dentro da EMDUR,deverá sair do papel através de licitação para contratação de empresa especializada.
Cabe relembrar que a EMDUR foi criada em 1985,sendo que nunca contou com um PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS.
Igualmente cabe relembrar que a defesa da idéia é do sindicato,acatada pelo prefeito durante sua campanha à reeleição em 2008.
Amanhã deverei levar à conhecimento da empresa os resultados da Assembléia,esperando que a mesma não coloque entraves quanto a mudança na cláusula 35 (abono salarial).
Novos áudios da Assembléia serão disponibilizados no Blog,em breve.
Luiz Carlos dos Santos
Presidente do SINTRAEP
E-mail: sintraep@hotmail.com


0 comentários: